A Pilea é uma das queridinhas do momento dos jardineiros urbanos amantes do estilo "urban jungle", pois se adapta perfeitamente em ambientes internos com luz difusa/filtrada. Seu caule é ereto com folhas curiosas redondas, na cor verde. Se não receber a quantidade de luz ideal perde as folhas perto da base do caule.
Com o passar do tempo como o ápice fica mais pesado é possível que necessite uma estaca para apoiá-la.
Se as folhas estiverem apontando para baixo e enrugadas pode ser sinal de falta de água. Evite colocá-la perto do ar-condicionado porque ela não tolera baixas temperaturas.
A Pilea também é conhecida como Planta-da-amizade então é uma ótima escolha para presentear. É nativa do sul da China.
Confira os cuidados abaixo:
Luminosidade: Luz difusa ou meia-sombra, com sol da manhã ou do final da tarde. Para evitar queimaduras não é indicado o sol intenso.
Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou antes de regar novamente.
Substrato: Pronto para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.
Fertilização: Fertilizar a cada 3 meses com fertilizante de liberação lenta, ou a cada 60/45 dias dias completar o vaso com húmus de minhocas.
Propagação: Por estaquias dos segmentos do caule da planta mãe (coloque na água para enraizar) ou mais fácil pelos brotos que crescem em volta da mãe (esses possuem raízes).