A Ledebouria socialis é uma planta bulbosa, com bulbos bem aparentes por cima da terra e arroxeados (que armazenam água em períodos de falta de água). Pode crescer até 20cm de altura e formam como se fossem colônias de até 50cm de diâmetro. Suas folhas são em formato de lanças na cor verde-acinzentado com manchinhas verdes.
Essa planta floresce na primavera e verão com flores de pétalas verdes e margens brancas e rosadas.
É indicada para meia-sombra, ou locais bem iluminados com pelo menos de 3 a 4 horas de sol diárias.
É nativa de savanas áridas da África do Sul.
Confira os cuidados abaixo:
Luminosidade: Meia-sombra, ou locais bem iluminados com pelo menos de 3 a 4 horas de sol diárias.
Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.
Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída.
Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para cactos ou NPK 10-10-10 bem diluído em água (diluo pelo dobro de água do recomendado na embalagem).
Propagação: Ao longo do ano o vaso ficará repleto de novos bulbos, após a floração podemos transplantar para um vaso maior e nesse momento separar alguns bulbos para plantar em outro vaso se desejar (no máximo 3 bulbos para um vaso de 11cm). É indicado enterrar só até a metade do bulbo e os que ainda não estiverem com raízes estabelecidas regar com moderação nos primeiros 45 dias. Depois quando as raízes crescerem podem regar conforme indicação acima das Regas.
Também é possível a propagação por sementes, mas esse método é bem lento.