Cacto amendoim
O Echinopsis chamaecereus, conhecido popularmente como cacto amendoim, é uma espécie de cacto originária da Argentina. É uma planta que faz parte da família Cactaceae e possui um formato cilíndrico alongado, que lembram dedos, quando jovem cresce ereto e depois prostrado, formando colônias de até 30cm de diâmetro. Possuem espinhos curtos e finos.
Esse tipo de cacto é bastante popular em coleções de suculentas e cactos, pois é fácil de cuidar e se adapta bem a diferentes tipos de ambientes. Ele pode ser cultivado tanto em vasos quanto em jardins, desde que receba a quantidade correta de luz e água.
As flores surgem durante o verão, durante o dia e na cor vermelha. Ele se adapta em ambientes internos, mas se apresentar pontas afinadas é sinal de estiolamento por falta de luminosidade natural, e dificilmente irá florir sem algumas horas
diárias de sol. É indicado um solo bem drenado e de consistência leve. Regue apenas quando a terra estiver completamente seca, evitando que ela fique encharcada.
O cacto amendoim gosta de bastante luminosidade, mas evite a exposição prolongada durante as horas mais quentes do dia para ele não sofrer queimaduras.
Em resumo é uma planta encantadora e fácil de cuidar, que pode ser uma ótima opção para quem é novo com suculentas e cactos!
Luminosidade: Bastante luminosidade natural, indicado algumas horas diárias de sol diárias.
Regas: Sempre que o solo já estiver seco. Regar até escorrer um pouco de água pelo fundo do vaso e conferir se a terra já secou totalmente antes de regar novamente.
Substrato: Pronto para suculentas ou para plantas ornamentais a base de turfa e casca de pinus moída. O importante é ter uma textura leve.
Fertilização: Uma vez na primavera e uma vez no verão, com fertilizante para suculentas ou cactos. Evite adubos muito nitrogenados para evitar que estiolem.
Propagação: Multiplicação por brotos laterais.
Família: Cactaceae
Gênero: Echinopsis
Nome científico: Echinopsis chamaecereus
Fotos: Terrários & Suculentas