Passo a passo e Vídeo no Youtube - Propagação de suculentas e cactos
Recebo muitas perguntas no Instagram de como fazer mudinhas das suculentas! Essas plantinhas se propagam com muita facilidade, e existem muitos modos para fazer as mudinhas, eu vou passar o jeito que sempre faço. Confira o passo a passo e ao final desse post tem o vídeo completo.
1º Passo - A partir de folhas saudáveis que se soltaram do caule. (Sabe aquelas folhinhas que às vezes caem?)
- A partir de uma suculenta que tenha crescido muito para alcançar a luz. E assim suas folhas ficaram muito espaçadas, esse processo se chama estiolamento. Então podemos cortar a roseta e retirar as folhas saudáveis da parte debaixo do caule com cuidado.
2º Passo
FOLHAS - Coloca-las em um prato limpo (não é necessário terra por enquanto) ou em uma caixa de ovos (pra quem tem pouco espaço). Em um local seco e com bastante luz natural (não deixar exposto ao sol). Nessa fase não é necessário regar as folhas porque a mudinha se nutrirá da folha mãe. Em mais ou menos três a quatro semanas as folhinhas brotarão.
ROSETA - Depois de cortar a roseta aguardar de dois a três dias até formar um calo na ponta do caule, você vai perceber que vai cicatrizar onde o caule foi cortado.
Depois dessa cicatrização vocês podem plantar em um vasinho e as raízes crescerão naturalmente. Podem regar normalmente após plantarem.
(Se não esperarem esse processo de cicatrização correm o risco da suculenta absorver muita água de uma vez, e ela pode apodrecer ou até mesmo pegar algum fungo).
3º Passo
- Quando as folhas germinarem e estiverem com muitas raízes, já podem ser plantadas. Para as mudinhas, gosto de usar uma misturinha com o substrato. Para fazer os terrários uso somente o substrato pronto para flores e folhagens, mas como nas mudinhas as raízes ainda são frágeis prefiro misturar areia de construção (lavada) com substrato para o solo ficar mais aerado e facilitar o crescimento das raízes e a drenagem.
Receita para o solo
- Perlite: Uma parte (para reter a umidade)
- Areia: Duas partes
- Substrato: Três partes
Obs.: Se você não tiver perlite, peneire a areia para separar as pedrinhas mais grossas, assim você pode fazer a proporção para a receita.
- Na hora de plantar, na verdade basta acomodar as mudas em cima da terra e cobrir delicadamente as raízes. Nos próximos dias a folha original vai murchar e se soltar da mudinha, depois disso a folha seca pode ser retirada do vaso. - Nessa etapa já devemos regar. - Importante ficar em um local com bastante luz natural e sem exposição ao sol direto.
Vídeo completo do passo a passo:
Mas tenham paciência porque esse processo demora! ;)
Qualquer dúvida me escrevam. Boa sorte com os berçários! Alice.
*Fotos e vídeo: Terrários & Suculentas